Esta semana #01

Categories BD, Festivais, TV / Cinema0 Comments
Jane

2017 passou a correr — não passam todos? — e presenteou-nos com uma mistura de momentos bons e momentos mais… meh. Fiz 40 anos (oh boy!), mas também um webcomic sobre essa tragédia. Fugimos ao Carnaval e fomos a Londres ver a exposição do David Hockney. Saiu uma BD do Pedro na a revista Bang! e publicámos outra no Apocryphus: Crime, mas não passei do sexto dia no Inktober deste ano. Trabalhámos muito mas descansámos um bocadinho na costa alentejana. Não conseguimos ir ao THU deste ano mas estivemos presentes com uma mesa no Artist’s Alleys do Thought Bubble, do Amadora BD e da Comic Con Portugal. Vá lá, não nos podemos queixar, muito, de 2017.

Este 2018 recém-nascido promete muito, e já que estamos numa onda de balanços, seguimos em frente com um best of da primeira semana.

Nova colaboração

Saíu o primeiro artigo do Pedro para o novo blog da Gateway City Comics, CrossOver: Battle Chasers, no que será uma colaboração regular sobre a interligação entre a bd e os outros meios de entretenimento e cultura. O site desta loja de BD em Alcântara quer ser um espaço de divulgação de tudo o que se relaciona com comics, animação e cultura pop em geral, e, apesar de inaugurado há pouco tempo, conta já com bastante conteúdo produzido pela equipa Nuno Plati / João Lemos e colaboradores como Nuno Duarte. A visitar regularmente.

Gateway City Comics

Compras

Depois de meses de espera e teasing sem fim no instagram do Ramón Perez, tenho finalmente a Jane nas minhas mãos! Em colaboração com a argumentista Aline Brosh McKenna (Crazy Ex-girlfriend,  The Devil Wears Prada), Perez re-imaginou Jane Eyre aos dias de hoje, e, tal como eu antecipava, a novela gráfica está maravilhosa. Sobre o Ramon Perez terei certamente muito mais a dizer mas, para manter isto curtinho, direi apenas que é dos meus artistas preferidos e que falarei dele mais tarde, num artigo à parte.

Jane

Arrumações

O início do ano deu-nos também vontade de fazer algumas arrumações nos HQ do Abelardo. O que significa organizar melhor o espaço, arrumar os livros, deitar tralharada fora, e sobretudo, emoldurar e pendurar alguns dos nossos tesouros do ano passado. O Jorge Coelho deu-me uma prancha original do Rocket Racoon pelos anos. Em Londres comprámos um pedaço de storyboard da viagem de Chihiro. Do Thought Bubble, trouxemos um Hellboy original pelo Duncan Fegredo,  e ainda um print da Lady Killer assinado pela Joelle Jones. Do Trojan Horse, o Ricardo Cabral trouxe-me um poster assinado pelo Iain McCaig (fomos mimados, o Tiago Tavares trouxe-nos ainda os notebooks com a capa do Alberto Mielgo) e por fim, da Comic Con, vieram desenhos originais do Pepe Laraz e do David Lafuente e prints oferecidos pela Uma Joana e pela Little Black Spot. Mesmo assim, nas nossas paredes caóticas (e nem me digam nada sobre os alinhamentos das molduras, isto é uma montagem e na realidade estão ainda piores) sobram-no alguns espaços para tesouros futuros.

Parede do atelier

Curtinhas
  • Aproveitámos o entusiasmo do ano novo e actualizámos o calendário dos Eventos de BD e Ilustração ( Google | iCal ) com as datas de uma série de Comic Cons e Festivais de BD por esse mundo fora. Se souberem de mais eventos interessantes, dêem-nos um toque, por favor.
  • O THU está à procura de um Controller Financeiro com experiência mínima de 3 anos para fazer parte da sua #THUteam em Lisboa! Mais informações e candidatura aqui.
  • Começámos a ver a Marvellous Mrs. Maisel, e estamos a adorar. Acordámos hoje a saber que ganhou o Golden Globe para a melhor comédia e a Marvellous Rachel Brosnahan o prémio para melhor actriz em comédia ou musical, e é tão merecido.
  • Fomos ao cinema e não foi para ver um filme de super-heróis — mas podemos argumentar que o Idris Elba é, na prática, um super-herói, especialmente se estiver a debitar texto do Aaron Sorkin. Não contem comigo para críticas de cinema, mas gostámos muito do Molly’s Game (Jogo de Alta Roda, ugh!). E vamos tentar acumular o máximo de idas ao cinema nos próximos tempos, enquanto não nasce o Artur. Acerca disso…
Feliz 2018

Pelo que conseguimos perceber pelos nossos amigos e conhecidos, a natalidade vai aumentar bastante este ano. Não quisemos deixar de dar o nosso contributo para este baby boom que parece vir aí, e temos o prazer de anunciar que a equipa do Abelardo vai aumentar a partir do final de Maio. É certo que, de início, um bebé é capaz de não nos ajudar muito a manter este projecto activo. A acreditar no que nos dizem, vamos andar exaustos e não ter tempo para grande coisa. Mas de certeza que nos servirá de inspiração.

Feliz 2018

Boa semana!

– Patrícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *