Esta semana #03

Categories BD, Esta Semana, Ilustração0 Comments

Então faz-se a revista da semana que passou à quarta-feira? — perguntam admirados os milhares de leitores deste blog. Ou talvez só a minha mãe. Ou nem isso. Pois o post da semana nunca está atrasado nem adiantado, chega exactamente quando tem de chegar. Já dizia o Gandalf.

Trabalheira

A terceira semana do ano passou sem incidentes, com muito trabalho em projectos que ainda não se podem divulgar (ou que não vale a pena divulgar, também houve desses). Mas enquanto não falamos de coisas novas, o Pedro actualizou o portfólio com algumas ilustrações novas para a Kobold Press, e já está a trabalhar em mais algumas.

Izachar - Kobold Press

E saiu por fim o podcast Vinhetas referente à ComicCon Pt, onde o Pedro falou do Abelardo e outros projectos. É logo a primeira entrevista, gravada ali mesmo na nossa banca no Artists Alley, e seguem-se as conversas com o Mário Freitas, o Nuno Plati, e o Ricardo Drumond, entre outros.

Mestres das Inks

O destaque do fim de semana foi para uma tertúlia organizada pela Gateway City Comics, na sua loja em Alcântara, com o Daniel Henriques e o Jorge Coelho como convidados.

Jorge Coelho e Daniel Henriques

Ambos a trabalhar para o mercado de comics norte-americano, discutiram tópicos tão variados como o modo de trabalho de cada um, a sua relação com as equipas de editores, artistas e argumentistas, a necessidade (ou ausência dela) de contacto pessoal com os editores, as vantagens e desvantagens do digital versus o tradicional nas artes-finais, a maneira como encaram o lado financeiro do trabalho, nos riscos de recusar trabalho ou de aceitar demasiado, projectos na calha… Foi uma converseta muito interessante, mesmo para uma audiência cheia de amigos, que já conhecem bem o trabalho do Jorge e do Daniel. Eventualmente, o tema acabou por descarrilar um bocadinho para as agruras do estado da banda desenhada nos E.U.A. e em Portugal, mas pela minha experiência, todas as conversas sobre BD, se se prolongarem o suficiente, tendem para esse muro de lamentações.

O espaço da loja é pequeno e acolhedor, perfeito para este tipo de evento informal, em que o diálogo entre a audiência e os convidados se faz com muita naturalidade. Se continuarem com a boa programação, não faltaremos aos próximos eventos.

Robocop

Uma das notícias mais empolgantes da semana foi, justamente, relacionada com o Jorge Coelho, e também tivemos oportunidade de falar nisso no Sábado. A Boom Studios acaba de anunciar que vai trazer de volta o RoboCop, numa mini-série passada 30 anos depois da história do filme inicial, o que faz sentido porque o filme já saiu há 31 anos (sim, estamos todos velhos). Escrita por Brian Wood, Robocop: Citizens Arrest sai em Abril e é desenhada pelo Jorge e parece-nos um match perfeito para o traço dele.

RoboCop: Citizens Arrest
RoboCop: Citizens Arrest #1 Main Cover by Nimit Malavia.

Ainda só pudemos ver a capa e um par de variantes (e ler uma pequena entrevista com os autores), mas estamos em pulgas para ver algumas imagens do trabalho do Jorge. É estar de olho no Twitter.

Curtinhas
  • Continuando no tema de artistas portugueses a trabalhar nos comics americanos, saiu uma super-entrevista sobre o Miguel Mendonça, que desenhou recentemente o Batman para a DC.
  • Depois de muito espicaçar, já foi revelada…. a data do próximo Trojan Horse was a Unicorn. Será de 23 a 29 de Setembro. Quanto ao local escolhido, continua o suspense.
  • A Boulder Media vai passar por Lisboa para uma sessão de conversa e recrutamento. É já dia 28 de Fevereiro, mais informações no facebook da Boulder Media.
  • O Bruno Caetano anunciou que está a trabalhar na sua primeira curta-metragem em stop-motion e também está a recrutar.

Bom resto de semana!

– Patrícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *