Melhores Fritadeiras Airfyer

Melhores Fritadeiras Airfyer

A fritura é uma técnica muito tradicional associada à cozinha popular, muito presente na dieta mediterrânica, embora hoje em dia tenha sido um pouco abandonada devido à sua má reputação. Embora seja verdade que, mal executado, não é exactamente o método de cozedura mais saudável, é difícil resistir aos alimentos fritos dourados e estaladiços. Uma alternativa mais saudável e conveniente é a fritadeira a ar quente, sem óleo.

Fritadeiras sem óleo: qual é a melhor para comprar? Dicas e recomendações

Estes aparelhos prometem resultados praticamente idênticos à fritura tradicional, mas com um mínimo de gordura e sem todas as complicações. Com o aumento da cozinha saudável, leve e simples, o catálogo actual destas fritadeiras multiplicou-se com modelos que se adaptam a todos os gostos. Neste guia, analisamos exactamente o que são, como funcionam e como escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

melhores fritadeiras ar quente

A realidade é que em muito pouco tempo, estes aparelhos tornaram-se uma opção perfeita para casas onde o forno ocupa demasiado espaço ou para poupar tempo e dinheiro, emprestando-se a um número infindável de receitas de fritadeira ao ar, tais como asas de frango, batatas fritas de massa com queijo (sim, ouviu bem), batatas fritas, peixe sovado ou espargos verdes com presunto.

O que é uma Fritadeira de ar quente

Este aparelho, conhecido internacionalmente como Airfyer, é uma invenção muito recente que a Philips apresentou pela primeira vez ao público na feira tecnológica Internationale Funkausstellung (IFA) em Berlim, em 2010. O dispositivo fez uso da tecnologia Rapid Air, patenteada em 2006 pela Turbochef Technologies nos Estados Unidos, originalmente para uso profissional.

Anteriormente, havia alguns outros dispositivos que afirmavam fritar sem gordura -por exemplo, com água- especialmente no mercado dos EUA, muito concentrados no mundo das televendas. Os resultados deixaram muito a desejar, mas as possibilidades de negócio eram claras; havia um mercado potencial suculento.

Se formos meticulosos, o nome é um disparate, porque para fritar alimentos é preciso mergulhá-los em bastante óleo ou gordura a ferver. Mas o objectivo destas máquinas é precisamente alcançar os mesmos resultados que a fritura, minimizando ao mesmo tempo a quantidade de gordura necessária. A fim de fazer o consumidor compreender que se trata de uma alternativa à fritadeira tradicional, tinha de ser apresentada como um subproduto da mesma.

O sistema operativo é na realidade muito simples: funciona quase como um forno de mesa. Estas “fritadeiras” sujeitam os alimentos a ar muito quente em circulação constante, graças a uma fonte de calor eléctrica e à acção de um ventilador. O modelo original Airfryer aquece os alimentos de cima, com um sistema de ventilação actuando a partir do topo.

Efectivamente, estes são aparelhos que actuam como um forno eléctrico de convecção, utilizando altas temperaturas e concentrando aquele ar quente constante à volta dos alimentos, potenciando os seus efeitos. Em teoria cozinham muito mais depressa do que um forno e chegam a toda a superfície dos alimentos de forma mais uniforme. É um pouco como uma grelha de forno muito potente combinada com um ventilador eficiente.

Mas não importa quão quente esteja o ar, algo mais é necessário para se conseguir aquela poderosa e deliciosa reacção Maillard pela qual se conhece a fritura real. Para caramelizar, dourar e criar um exterior estaladiço e saboroso, é essencial uma pequena quantidade de gordura. É por isso que estes aparelhos normalmente indicam a quantidade mínima recomendada de óleo para cozinhar cada alimento. O termo “sem óleo” é, portanto, relativo.

Tipos de Fritadeiras Airfyer

Existem actualmente no mercado vários modelos diferentes de fritadeiras a ar sem óleo, que diferem principalmente em termos de design, tamanho e multifuncionalidade.

Airfyer de gaveta ou fritadeira de bandeja frontal com cesto

Este é o modelo mais difundido, popularizado pelo primeiro Philips Airfryer. Com uma forma plana oval, estas fritadeiras têm uma bandeja amovível na frente onde é colocado um balde ou cesto amovível. São normalmente completamente opacos e têm o painel de controlo também na frente e podem incorporar um visor digital.

airflyer sem oleo de gaveta

Os alimentos são colocados no cesto que, por sua vez, é colocado na gaveta. Isto é inserido no aparelho, que está completamente escondido da vista, e tudo o que resta é programá-lo de acordo com o que está a ser cozinhado. Quando arranca, sem pré-aquecimento, o elemento de aquecimento eléctrico superior atinge temperaturas elevadas e o ventilador cria um circuito de circulação de ar constante, cozinhando os alimentos.

Embora o seu apelo publicitário ainda esteja muito concentrado na “fritura saudável”, na realidade estes aparelhos também podem ser utilizados para simular cozedura, grelhados ou mesmo para cozinhar pastelaria doce e sobremesas.

Airfryer de tampa superior com palheta

Esta é a alternativa desenvolvida pela Tefal, com a sua gama Actifry. Mais plana, a caçamba neste caso é acessada por cima e também incorpora uma lâmina rotativa automática. A operação é a mesma, por circulação de ar quente, mas os resultados são mais homogéneos à medida que a máquina retira os alimentos por si só.

airfryer de tampa superior

Além disso, os modelos Tefal têm uma tampa superior total ou parcialmente transparente, para melhor monitorizar o processo de cozedura sem ter de abrir o aparelho. A pá pode ser uma desvantagem para alimentos particularmente delicados; alguns modelos não permitem que seja removida, mas outros incluem um cesto adicional para preparações do tipo croquete.

Airfryer-forno multifuncional

Mais recentemente, surgiram no mercado desenhos mais ambiciosos que são claramente multifuncionais, possivelmente destinados a lares sem fornos de convecção. Com uma aparência que lembra um pequeno forno de mesa, são aparelhos mais quadrados, com uma abertura frontal com uma tampa transparente, e um interior dividido em vários níveis onde são colocados tabuleiros ou prateleiras.

airfryer forno multifincion

Muito popular é o modelo Lidl, esgotado muito rapidamente en Portugal depois de ter sido colocado à venda nas suas lojas. São aparelhos que podem somar até 10 funções, embora todos se baseiem na mesma tecnologia de aplicação de ar quente em circulação. A ideia é poder replicar técnicas básicas de cozedura, desde fritar até grelhar, grelhar ou desidratar alimentos. Alguns até têm anexos para espetar ou cozinhar um frango inteiro.

Para que precisa de um Airfryer?

A primeira pergunta que nos devemos fazer antes de investir em qualquer aparelho é se este vai ser realmente útil. Vou usá-lo? Preciso dele? As cozinhas estão a tornar-se cada vez mais limitadas em termos de espaço e é importante saber como escolher os aparelhos que vão ocupar espaço nelas.

Se já temos um forno que funciona bem e não estamos habituados a fritar muito, pode não ser o melhor investimento nas nossas vidas. Por outro lado, se não tiver um forno, tiver pouco tempo para cozinhar ou quiser comer alimentos fritos mais saudáveis sem o incómodo de fritar, pode ser uma boa aposta.

Estes aparelhos, especialmente os multifuncionais, podem poupar-nos outros aparelhos como a chapa, o desidratador ou o microondas. Além disso, como trabalham quase sempre com programas automáticos -e incluem livros de receitas, em papel ou em formato virtual- podem ser um salva-vidas para novatos ou pessoas que não têm tempo a perder na cozinha.

As famílias ocupadas com crianças fazem muitas vezes bom uso destas fritadeiras, pois é um recurso muito simples preparar grandes quantidades de batatas fritas, asas de frango, San Jacobos, pastéis ou croquetes, sem os cheiros e riscos de fritar.

Contudo, deve ter-se em conta que é sempre necessária uma quantidade mínima de óleo para alcançar resultados aceitáveis, e que os alimentos fritos que melhor se revelam são precisamente os ultracongelados que já estão pré-fritos. E estes não são propriamente alimentos saudáveis, por muito que poupemos em frituras caseiras.

É mais saudável ter uma pescada completamente caseira, frita à temperatura certa com azeite extra virgem bom e limpo, do que alguns espetos de peixe pré-cozidos preparados nestes aparelhos. Lembremos que as frituras, por si só, não são tão insalubres como estamos acostumados a acreditar, se bem feitas.

O que ter em conta antes de comprar um Airfryer

Uma vez que sejamos claros sobre a decisão de compra, podemos considerar as opções de acordo com vários aspectos, dependendo das nossas necessidades.

  • Orçamento. Como sempre, existe uma vasta gama de preços com que teremos de jogar, dependendo do orçamento que temos disponível. As marcas mais conhecidas são logicamente mais caras, embora os modelos com mais funções sejam também mais caros.
  • Tamanho e capacidade. Teremos de analisar cuidadosamente as medidas para que caiba na nossa cozinha e não esteja condenado ao esquecimento num armário. É também importante ter em conta a capacidade de cozedura interior, dependendo do volume de alimentos que precisamos de manusear. Uma família com filhos precisará de pelo menos 4 litros, enquanto um casal ou uma única pessoa terá mais do que o suficiente com 2 litros.
  • Desenho. Aqui o gosto pessoal entra em jogo, dependendo se achamos um desenho ou outro mais atraente ou confortável. É interessante avaliar o sistema de controlo, se inclui um visor digital ou se permite ver o interior enquanto cozinha. A pá de remoção automática pode facilitar a cozedura, mas também pode ser um incómodo se estiverem a ser preparados alimentos mais delicados. As fritadeiras totalmente opacas forçam-no a estar mais vigilante, a retirar a frigideira e a retirar manualmente os alimentos.
  • Facilidade de utilização e limpeza. De acordo com o ponto anterior, podemos encontrar um desenho frontal de gaveta ou um desenho de abertura de topo mais conveniente. O que é importante é que seja fácil de operar, que o painel de controlo seja de fácil utilização e simples, e que a limpeza seja rápida e fácil. Também pode ser de interesse verificar se tem peças laváveis na máquina de lavar louça.
  • Materiais. O plástico de má qualidade é inseguro e tende a quebrar-se mais facilmente. É preferível optar pelo aço inoxidável e materiais anti-aderentes reforçados na tigela interior, assim como as grelhas e possíveis acessórios.
  • Poder e eficiência. Quanto maior a potência, maior a velocidade e eficácia da cozedura, embora também aumente o custo. A eficiência energética é outro aspecto a ser valorizado, porque se uma fritadeira for potente, precisará de menos tempo para cozinhar.
  • Multifuncionalidade. Estamos interessados em funções para além da fritura saudável? Quanto mais extras um aparelho incorpora, mais o preço aumenta, pelo que não faz sentido fazer o investimento se não os vamos utilizar. Se já cozinhamos frango no forno, fazemos caçarolas num crock-pot e temos uma máquina de iogurte, uma fritadeira com todas estas funções será de pouca utilidade para nós. A menos que queiramos reduzir o número de aparelhos eléctricos na casa para combinar todas as técnicas num único aparelho.

Melhores Fritadeiras Airfyer 2022

Melhor Air fryer custo benefício: Cecofry Compact Rapid White

O modelo mais compacto da marca Cecotec segue o desenho iniciado pela Philips, neste caso, no seu modelo branco. Tem uma capacidade de 1,5 litros, com 500 ml no cesto, o que lhe permite cozinhar até 400 g de batatas de cada vez, atingir uma temperatura de 200ºC e é programável para até 30 minutos. Inclui vários modos de cozedura automáticos e também a função de forno, para cozinhar legumes, peixe ou carne; vem também com um folheto de receitas em papel.

Fritadeira sem óleo mais vendida Dezembro 2022: Cosori 5,5 litros

O modelo mais vendido da marca especializada Cosori também apresenta conectividade inteligente com a aplicação gratuita exclusiva, que multiplica as opções de utilização. Tem onze programas automáticos predefinidos, modo manual e funções de pré-aquecimento, manter quente e descongelar, tudo com o toque do ecrã táctil digital LED.

Tem 1700 W de potência e tecnologia de circulação de ar quente 360°, e dispõe de sistemas especiais de segurança, bem como de um aviso para agitar os alimentos para cozinhar muito mais e até mesmo para a sua crocância.

Melhor Fritadeira – Forno Multifunções

Aparelhos como a fritadeira Innsky de 10 litros sem óleo poderiam preencher a lacuna numa cozinha sem forno devido à falta de espaço, com a desvantagem de não ser tão grande como um forno, mas com as vantagens de
consome muito menos energia, aquece mais rapidamente e é portátil.

Além de ser maior que as fritadeiras de 5 litros sem óleo, a fritadeira a ar Innsky 10L. tem uma porta frontal com dobradiças em vez de uma gaveta de puxar, o que também lhe permite ver o interior como se fosse um forno.

Philips AirFryer XL

Desde o lançamento do seu primeiro modelo, a Philips tem estado constantemente a renovar o seu Airfryer original e a lançar versões novas, mais actualizadas e maiores também. Esta fritadeira de gama alta foi concebida para famílias de até seis pessoas ou pessoas que tendem a ter muitos hóspedes em casa. Maximizando o espaço interior, mas tentando não criar uma engenhoca desajeitada, tem uma tigela de 6,2 litros de capacidade e um grande cesto para até 1,2 kg de comida.

Pode fritar, assar, grelhar ou reaquecer com melhores resultados do que um microondas e tem um visor digital para facilitar a operação. Além disso, a Philips desenvolveu a sua própria tecnologia original específica Rapid Air, com um desenho único em forma de estrela que cria uma óptima circulação de ar quente. Tem cinco programas de cozedura automáticos, sistemas de segurança, modo de conservação do calor e também inclui um livro de receitas e uma aplicação com dicas de utilização e mais receitas. É também muito potente em 2000W.

Alternativa:

Philips Essential Airfryer - 4.1L, Freidora sin Aceite, Tec Rapid Air, NutriU App, Pantalla Táctil (HD9252/90)
Philips Essential Airfryer - 4.1L, Freidora sin Aceite, Tec Rapid Air, NutriU App, Pantalla Táctil (HD9252/90)
Limpieza sin esfuerzo: Airfryer con partes desmontables aptas para lavavajillas
168,22 €

Cecotec Cecofry Advance 5000

Um dos modelos mais vendidos na Amazon e com as melhores críticas é esta fritadeira sem óleo da marca Cecotec, com uma capacidade de 5,5 litros, 1700W de potência e tecnologia de ar quente PerfectCook que circula no interior e sai através das aberturas traseiras

Tem um regulador de temperatura ajustável de 80 a 200 ºC, painel de controlo multifunção por toque, temporizador até 60 minutos e oito modos predefinidos que estabelecem o tempo e a temperatura necessários para cada preparação básica.

Aigostar Hayden 30 PYC

Ainda mais claramente “inspirada” pelo modelo original da Philips, esta fritadeira da Aigostar tem uma capacidade de 3,5 litros, é também programável até 30 minutos e atinge uma temperatura de 200°C, desligando-se automaticamente depois de ter terminado. É muito compacto e, como praticamente todos estes aparelhos, inclui a opção de descongelar e assar doces, tais como pequenos biscoitos ou bolinho

Tefal Actifry Genius Snaking

O modelo mais popular da Tefal foi actualizado mantendo-se fiel ao seu design original, com um sistema de abertura de topo, tampa semi-transparente e uma tigela de pás integrada. Esta fritadeira suporta até 1,2kg de alimentos, o que deve ser mais do que suficiente para uma família de quatro a seis pessoas, com nove programas automáticos.

Com um ecrã táctil digital, o ecrã inteligente específico de ingredientes permite-lhe cozinhar num só passo, preparando diferentes ingredientes ao mesmo tempo. Inclui também um cesto adicional para “lanches”, ou seja, lanches mais delicados, tais como pepitas ou almôndegas. Tem um temporizador amovível, inclui um livro de receitas e uma aplicação online para expandir o livro de receitas.

Inssky 5,5 litros

Esta versão segue o modelo habitual de fritadeira com um cesto de grande capacidade, 5,5 l, e inclui sete funções mais um início de atraso com configurações de cozedura pré-programadas que facilitam a sua utilização. Para além de cozinhar, permite manter os alimentos quentes, descongelar ou cronometrar a preparação.

Xiaomi Mijia Smart AirFryer

A Fritadeira Airfryer inteligente do gigante chinês é uma das mais populares e normalmente vende-se rapidamente quando aparece uma oferta especial. Oferece grandes resultados, ocupando pouco espaço, a um preço muito competitivo.

Segue a estética minimalista e elegante, mas moderna e actualizada que a marca asiática tanto aprecia, e tem também conectividade Wi-Fi, o que o torna um dispositivo inteligente que podemos gerir através da aplicação Mi Home. Tem também compatibilidade com o assistente de voz do Google e Alexa, e é facilmente operado com uma roleta manual através do ecrã OLED frontal.

Moulinex Easy Fry Deluxe

Com uma capacidade de 4,2 litros, pode cozinhar até seis porções e tem quatro modos de cozedura e oito programas automáticos. O selector de temperatura permite cozinhar entre 80 e 200 ºC, e tem um temporizador durante até 60 minutos.

A tecnologia Air Pulse faz circular o fluxo de ar quente numa forma cilíndrica, o que se traduz em resultados extremamente crocantes no exterior. É facilmente operado através do ecrã táctil digital.

Ninja Foodi

Este grande Ninja Foodi é uma combinação de cozinha saudável que se pode obter duas vezes mais de grelhar carnes ou vegetais, fritar batatas ou preparar asas de frango, por exemplo. Graças ao seu design abrangente, permite até cinco funções de cozedura: grelhar, fritar ao ar, assar, assar e até desidratar.

Promete processar alimentos frescos ou congelados e a sua capacidade, que consiste em frigideira, cesto de fritura e grelha, é de até 5,7 litros (aproximadamente quatro porções). Também inclui uma escova de limpeza, mas todas as suas partes removíveis são laváveis na máquina de lavar louça, facilitando a sua limpeza após a sua utilização.

5/5 - (1 vote)