Melhores Irrigadores Dentários

Provavelmente já lutou com o fio dental em algum momento porque sabe como é importante controlar a sua higiene oral.

Melhores Irrigadores Dentários

Mais de 90% dos problemas de saúde oral, incluindo cáries e doenças periodontais, são causados por placa bacteriana.

Para que serve um Irrigador Dental?

O irrigador dentário é uma ferramenta simples e fácil de usar que substitui o fio dentário.

O irrigador nunca substituirá a escovagem, porque a sua função é remover a placa bacteriana de grandes superfícies e o Irrigador Dentário de cantos e recantos onde a escova de dentes não consegue alcançar, pelo que não substitui a escovagem.

Irrigador Dentário para combater a placa bacteriana

Para ter uma boa higiene oral é muito importante manter a placa bacteriana à distância. Com a escova de dentes podemos alcançar as partes internas e externas e mesmo a superfície oclusal (onde comemos) mas é difícil alcançar entre os dentes ou a área interproximal (onde a doença periodontal geralmente tem origem).

Existem ferramentas tais como fio dental, escovas interproximais ou arcos, mas requerem prática e alguma paciência para poder utilizá-las e obter resultados.

Como funciona um Irrigador Dental

Um Irrigador Dental é um aparelho que tem um depósito no qual podemos colocar água ou líquidos como o elixir bucal e, por meio de uma bomba, irá fornecer pressão a uma pistola que é orientada dentro da boca.

Como escolher o Irrigador Dental certo

Para escolher o Irrigador Dentário de que necessitamos, devemos ter em consideração certos aspectos.

Irrigadores Dentários

Tanque de água

A primeira coisa a ter em conta é a capacidade do tanque, pois o tamanho do Irrigador depende dele e determina em grande parte a sua utilização.

▷ Irrigador dentário para uma única pessoa

Para uso individual, recomenda-se irrigadores mais pequenos, com reservatórios de 200 ou 500 ml. que ocupam muito pouco espaço.

▷ Irrigador dentário familiar

Se o queremos para uso partilhado, ou se o queremos para toda a família, um tamanho maior é mais aconselhável porque com um aparelho mais pequeno é um pouco mais incómodo reabastecer a água em cada utilização.

Há mesmo aqueles com reservatório até 800 ml

Tipo de alimentação

Existem no mercado Irrigadores Orais tanto plug-in como irrigadores orais alimentados por bateria.

Um irrigador dentário com fio é mais recomendado, porque tem um poder muito superior.

▷ Melhor Irrigador Dentário Plug-in Maio 2022

No caso de irrigadores orais alimentados por bateria, são muito mais convenientes, ocupam menos espaço e são mais adequados para viagens. Neste caso é melhor utilizar baterias de lítio do que baterias ou baterias recarregáveis porque são mais eficazes e mais duradouras.

▷ Melhor Irrigador Dentário a Bateria Maio 2022

Energia

Os irrigadores eléctricos têm todos mais ou menos a mesma potência e têm um potenciómetro no qual podemos colocar mais ou menos potência. Segundo alguns estudos, se excedermos 70% da potência e se não a utilizarmos correctamente, pode ser prejudicial. Por isso, o mais aconselhável é definir a potência entre 20 e 70%.

Sempre no mesmo lugar

É altamente recomendável deixar o Irrigador instalado num local fixo, como uma prateleira ou por cima da pia, porque normalmente se a intenção é colocá-lo e retirá-lo, no início é feito, mas pela experiência no final torna-o preguiçoso e deixa de usar o Irrigador.

Tipos de pontas de um Irrigador Dental

Irrigador Dental

Os irrigadores têm acessórios intercambiáveis e podem ser montados diferentes pontas ou boquilhas e utensílios. As mais comuns são:

  • Ponta cónica – Este é um bocal de uso geral e polivalente.
  • Ponta ortodôntica – Este bocal tem tufos ou pequenas escovas que são válidas para a limpeza ortodôntica, braquetes, uma vez que têm mais recantos e recantos.
  • Ponta peridontal – É utilizada para atacar e aceder às bolsas periodontais. Tem uma espécie de conduta de borracha em forma de lança que é utilizada para a introduzir nas ranhuras que se formam quando temos doença periodontal.
  • Colher- Servirá como um limpador de língua ou escaler.

Manutenção do Irrigador Dental

Manter o Irrigador Dental é tão simples como esvaziar o tanque e mudar a água cada vez que o utiliza. Regularmente podemos adicionar um comprimido anti-séptico efervescente dentro do tanque, tal como fazemos com as próteses ou talas.

Utilização de colutório no Irrigador Dental

Outra possibilidade que os irrigadores orais têm é que o elixir bucal pode ser adicionado, para tratamento médico ou simplesmente como anti-séptico e para dar um bom sabor na boca uma vez terminada a escovagem.

Os tipos de elixir bucal que podem ser utilizados num Irrigador Dentário são:

  • Enxaguamento padrão – Para neutralizar os odores e refrescar o hálito.
  • Antiséptico bucal – Para prevenir o crescimento de microrganismos na boca e doenças
  • Colutório Terapêutico – Para ajudar a tratar a doença da gengiva

Contra-indicações dos Irrigadores Dentários

A utilização de um Irrigador Dental não tem contra-indicações ou efeitos secundários, mas recomenda-se uma regulação adequada do dispositivo, uma vez que demasiada potência pode ser prejudicial e causar hemorragias gengivais.

Os Melhores Irrigadores Dentários de 2022

▷ Irrigador Dental Waterpik WP-660 Aquarius


O WP-660 é um novo modelo da Waterpik. Tem um novo design compacto e moderno. É fácil de usar e tem um botão de água no pulverizador e controlo da pressão na ponta do dedo.

Este Irrigador Oral tem 10 ajustes de pressão de água, o ajuste mais alto oferece 1.400 pulsos por minuto. Ter tantas opções pode ser útil se usado por várias pessoas com necessidades e gostos diferentes. O reservatório contém água suficiente para mais de 90 segundos de utilização, dependendo da configuração utilizada.

É um dos irrigadores mais bem classificados e está equipado com sete pontas diferentes. Tem três pontas clássicas, e uma ponta de escova de dentes, uma ponta de placa bacteriana e uma ponta de bolso periodontal. É também um bom limpador de água para ortodontia, uma vez que tem uma ponta especial para ortodontia.

É um dos irrigadores dentários mais caros do seu género, mas também um dos mais equipados e de uma marca de confiança. É também um dispositivo com as melhores críticas dos utilizadores.

▷ Irrigador Dental Oral B Oxyjet

O Oxyjet é o novo Irrigador dentário da Oral-B. Tem um tanque de 600ml, e 4 cabeças. O ponto alto é o seu jacto com micro-bolhas de ar purificado para uma maior eficiência. É um dispositivo com uma potência não muito elevada, por isso é adequado para pessoas com gengivas delicadas.

Irrigador Dental Panasonic

Portátil

Estacionário

Irrigador Dental PHB AquaJet

Irrigador Dental mais vendido Maio 2022

Irrigador Dental Nicwell

Irrigador Dental Hangsun

Irrigador Dental Aquapick

Irrigador Dental Nevadent LIDL 2022

Este 2022, LIDL tem à venda um Irrigador Dental estacionário de 600 ml de parede com 4 pontas. O seu preço é de 29,99€ mas podemos comprar online esta alternativa mais potente.

Irrigador Dental para ortodoncia

Irrigador Dental Waterpik com ponta ortodôntica

Irrigador Dental para implantes

A ponta Plaque Seeker incluída nos Waterpik foi estudada para a limpeza de implantes.

Irrigador Dental tártaro

Combater a placa bacteriana com um Irrigador Dental é a melhor forma de combater o tártaro

Ofertas Irrigadores Dentários

Lista atualizada das melhores ofertas em irrigadores odontológicos atualizada até Maio de 2022

5/5 - (3 votes)